top of page

TURISMO DE PESCA

TURISMO DE PESCA

O município conta com dois Portos de Pesca especializados, com infraestrutura completa para atender aos amantes da pesca esportiva, acompanhamento de piloteiros, no percurso ao longo do Rio Grande, ambas as pousadas se localizam às margens do Rio Grande.

Há passeios de barco regulares

Há locais para locação de barcos

POUSADAS DE PESCA

Maiores informações sobre as pousadas,

A Pousada Watanabe é especializada em pesca esportiva, possui infraestrutura completa para atender os visitantes, com barcos, hospedagem e restaurante, comida caseira e pratos variados de peixes, também possui estacionamento.

A Pousada Nakamura conta com todos os equipamentos necessários para atender o turista que vem destinado a satisfazer o seu desejo de pescar. São acompanhados por guias de pesca experientes e profissionais. Há um roteiro montado que segue o curso do Rio Grande, constando os principais pontos e onde há o predomínio das espécies. Vende suas próprias iscas vivas, tem seu taque de criação de Lambari, Tuvira, Camarão e também Minhoca e Caranguejo. Tem local apropriado para limpeza de peixes e empacotamento. Sua infraestrutura também conta com uma loja de artigos de pesca e souvenir eestacionamento.

PRINCIPAIS ESPÉCIES DE PEIXES DO RIO GRANDE

Armado, Acará-açu, barbado, surubim, cachorra facão, corvina, curimba, dourado, jacundá, jaú, bico de pato, jurupoca, lambaris do rabo vermelho e amarelo, mandi, palmito, pacus, piapara, piau três pintas, piavuçu, pintado, piracanjuba, piranha vemelha, pirapitinga, piraputanga, peixe cachorro, tabarana, tambaquis, trairāo, tucunaré amarelo e azul.

PERÍODO DE DEFESO OU PIRACEMA

No Estado de São Paulo, o período de defeso continental, nas bacias hidrográficas do rio Paraná e do Atlântico Sudeste, inicia  1º de novembro 2022, finalizando em 28 de fevereiro de 2023.

Entre esse período diversas espécies continentais entram no período de defeso. O defeso é uma medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução ou ainda de seu maior crescimento. Dessa forma, o período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita à captura, por estarem reunidos em cardumes. No rio Grande o período de Defeso compreende a data de primeiro de novembro ao final de fevereiro de todo ano.

Algumas espécies podem ser pescadas durante a Piracema, são elas: Corvina, tucunaré e tilápia. Essas espécies foram introduzidas no Rio Grande e deverão ser pescadas respeitando alguns critérios técnicos que os pirangueiros locais conhecem.

GUIA DE TURISMO NO RIO
087cadf5-22df-46f9-9ee1-2fcf8e6e0415.jpg
Marcio Mendes atua como (pirangueiro) guia de pesca no Municipio de Colômbia- SP. 
Telefone:(17) 997256002
NOTÍCIAS: 

Ministério do Meio Ambiente proíbe pesca de pintado no Brasil

Decisão ocorre porque o peixe entrou pela primeira vez na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção, na categoria vulnerável

O Ministério do Meio Ambiente proibiu a pesca do surubim em todo o Brasil, a partir de segunda-feira (5/09), porque o peixe foi incluído pela primeira vez na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção, na categoria vulnerável.

O surubim, chamado também de pintado, cujo nome científico é “Pseudoplatystoma Corruscans”,  — que é a espécie com a pesca proibida. Com isso, além da pesca, está proibida também a comercialização, transporte, o armazenamento e até mesmo a prática do pesque e solte.

Essa proibição refere-se apenas à espécie encontrada nas bacias do Rio São Francisco, Paraná, Paraguai e Uruguai, é comum em outros países da América do Sul.

As espécies como Pseudoplatystoma punctifer e Pseudoplatystoma tigrinum, chamados também de surubins, não constam da lista de proibição.

O surubim é de grande interesse para a pesca, é reconhecido pelo seu tamanho, que pode chegar a um metro de comprimento, é famoso por ter bastante carne, e ser muito saborosa e de poucas espinhas.

bottom of page