top of page

INÍCIO DA PIRACEMA: Saiba quais peixes são permitidos pescar durante o defeso

Piracema significa “a subida dos peixes”. É um período em que os cardumes nadam contra a correnteza, para realizar a desova.

A piracema começou nesta terça-feira (1º) e segue até o final de fevereiro de 2023. Durante este período fica proibida a pesca em lagos e rios. A medida ocorre na época de reprodução de peixes com o objetivo de impedir a pesca predatória e contribuir com a preservação das espécies.


Entre o período de novembro a fevereiro diversas espécies continentais entram no período de defeso. O defeso é uma medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução ou ainda de seu maior crescimento. Dessa forma, o período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita à captura, por estarem reunidos em cardumes. No rio Grande o período de Defeso compreende a data de primeiro de novembro ao final de fevereiro de todo ano.

Algumas espécies podem ser pescadas durante a Piracema, são elas: Corvina, Tucunaré e Tilápia. Essas espécies foram introduzidas no Rio Grande e deverão ser pescadas respeitando alguns critérios técnicos que os pirangueiros locais conhecem.



107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page